Irã diz ter atacado bases militares dos EUA no Catar e no Iraque
- Folha de Jaraguá
- 25 de jun.
- 1 min de leitura
23/06/2025 (12hs34m) - Nesta segunda-feira (23), o Irã atacou bases militares dos Estados Unidos no Iraque e no Catar, diz uma agência de notícias associada ao regime ao iraniano. A base de Al Udeid no Catar, um dos alvos do ataque, é a maior base dos Estados Unidos na região, abrigando mais de 10 mil soldados. Segundo um oficial israelense, seis mísseis foram lançados neste ataque.
Além do ataque à base aérea americana, diversas explosões em Doha, capital do Catar, foram ouvidas por testemunhas. Uma agência de notícias iraniana informa que os ataques a bases americanas no Catar e no Iraque "Anunciação da Vitória".
Os Emirados Árabes Unidos disseram que estão monitorando os desdobramentos dos ataques. Já a Casa Branca diz que estava ciente da possibilidade de um ataque e está acompanhando de perto potenciais ameaças à base aérea de Al Udeid.
O ataque do Irã é visto como uma retaliação à operação militar Martelo da Meia-Noite, conduzida na noite do último sábado (21), quando a força aérea dos EUA utilizou aeronaves e mísseis, incluindo bombas de penetração maciça, para atacar as instalações nucleares de Fordow, Natanz e Esfahan", afirmou em sua rede social
O Pentágono revelou que a operação envolveu uma "pegadinha" com bombardeiros como isca para distrair as defesas iranianas, garantindo o elemento surpresa. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, parabenizou Trump, afirmando que o ataque "mudará a história".

Comments