top of page

Iniciada campanha de vacinação contra gripe influenza em Goiás

05/04/2023 (17hs29m) - A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi antecipada nos municípios goianos para esta terça-feira (04/04). Com isso, todas as pessoas dos grupos prioritários (veja abaixo) podem se dirigir a um dos 965 postos instalados em Goias.


O início imediato da imunização foi autorizado pelo Governo de Goiás em razão dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) que estão levando pacientes à internação e também das ocorrências de síndrome gripal registradas pelas 23 unidades treinadas para fazer essa vigilância em todo o estado. 


A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Flúvia Amorim, destaca a importância de todas as pessoas que compõem os grupos prioritários tomarem a dose que previne contra a influenza. O vírus da doença, conforme diz, é bastante incidente nesta época do ano. A influenza é uma enfermidade que pode se agravar para a Srag, levar o paciente à internação e, não raro, causar sua morte. 


Dados da SES revelam que, neste ano, até o fim da semana epidemiológica 13, foram registrados 63 casos de Srag por influenza, com uma morte. Desses, 27 aconteceram nas três últimas semanas (das semanas 11 a 13). A enfermidade atingiu o pico na semana 11, ocorrida entre os dias 12 e 18 de março. Só nesse período, foram feitas 16 notificações de Srag por influenza. 


Grupos prioritários

A Campanha de Vacinação contra a Influenza é realizada em todo o país e tinha início previsto para o dia 10 de abril. A ação objetiva imunizar pelo menos 90% das pessoas que integram os grupos prioritários.


São eles: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, crianças de 6 meses a 6 anos, professores, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, servidores do sistema carcerário, população privada de liberdade e adolescentes que cumprem medida socioeducativa. 



Em Goiás, a população-alvo é de 2.581.286 pessoas. Não haverá escalonamento, todas as pessoas dos grupos elegíveis podem ser vacinadas em qualquer período da campanha. O Dia D, quando há o chamamento e a mobilização estadual, está marcado para acontecer em 6 de maio.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page