- Folha de Jaraguá
Imprensa repercute indefinição sobre Estádio Amintas de Freitas
Repercutiu no Jornal O Popular que a menos de duas semanas para o início do Goianão, os clubes ainda ajeitam suas casas para mandar jogos. Com estádios em reformas ou prestes a entrar em obras, Atlético-GO e Aparecidense tiveram de escolher outras praças. O Jaraguá corre contra o tempo para fazer adequações no Amintas Freitas. Na tabela divulgada pela Federação Goiana de Futebol, os jogos do Jaraguá, como mandante, ainda não têm local definido. No entanto, o time estreante na 1ª Divisão deve jogar mesmo no Amintas Freitas, em Jaraguá. Após vistoria, a FGF solicitou pequenos reparos na praça esportiva para liberá-la para o Goianão. “Pedimos melhorias, como mais cabines para rádios e adequações nas entradas dos torcedores, inclusive para os das equipes visitantes”, ressaltou Leonídio José dos Anjos, diretor-geral da FGF.
Na quinta-feira, 9, o Presidente da Câmara Municipal de Jaraguá, o vereador Roberto Moreira, que é desportista e tem muita experiência no futebol, disse ao Programa Esporte Sucesso (101,5 FM), que vai ajudar no que for necessário para que as obras da Estádio Amintas de Freitas fiquem prontas até o dia 15 de janeiro, data em que ocorrerá a vistoria da Federação Goiana de Futebol. Ele garantiu que a estréia do Jaraguá será em casa, afastando qualquer possibilidade de estreia fora. "As equipes vão trabalhar até no final de semana" afirmou.
A matéria de O Popular trata da situação de cada clube como a reforma mais ampla no Estádio Anníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia, a Aparecidense vê como quase descartada a chance de mandar jogos nesta edição do Goianão em sua casa. Por isso, o Camaleão está de malas prontas para jogar na Serrinha, mesmo estádio em que o Goiás vai mandar seus jogos. “A reforma deve ficar pronta só no fim do mês de março, talvez possamos jogar nas fases finais. Mesmo assim, dificilmente isso vai acontecer”, explicou João Rodrigues Cocá, diretor de futebol da Aparecidense.
O Atlético-GO vai iniciar a reforma no Antônio Accioly para adequá-lo às exigências para jogar a Série A. Por isso, a diretoria do Dragão já acertou que mandará suas partidas no Olímpico, dividindo a praça com o Goiânia. Para receber a demanda, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) não precisou fazer grandes reparos na praça, uma vez que a Fifa promoveu uma reforma mais profunda no gramado para receber jogos do Mundial sub-17, no segundo semestre de 2019.
O Serra Dourada, por outro lado, passa por revitalização do seu gramado para suportar bem a temporada 2020. A praça deve receber jogos do Goiás na Série A e não está descartado que o Atlético-GO mande partidas no local. Como ainda está em estágio inicial e não parecer haver necessidade de uso nos primeiros meses do ano, a Seel não apontou uma data específica para a liberação do estádio.
Com três clubes elegendo o Estádio Jonas Duarte como casa no Goianão, casos de Anápolis, Anapolina e Grêmio Anápolis, a praça receberá um quarto do total de jogos da 1ª fase do Estadual. A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Esportes, garante que o gramado está pronto para suportar a quantidade de jogos. “Contratamos uma empresa para revitalizar o gramado, estamos trabalhando nele desde agosto. Está em excelente estado”, afirmou o secretário Karin Abrahão, confiante no trabalho da World Sports. Além da reforma no gramado, o Jonas Duarte passa por pintura, reforma dos vestiários e terá um novo placar eletrônico.

Estádios do Goianão:
Goiânia
Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga - Vila Nova
Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha) - Goiás e Aparecidense
Estádio Olímpico - Goiânia e Atlético-GO
Estádio Serra Dourada (sua utilização não está confirmada e pode ocorrer só em uma eventual decisão)
Anápolis
Estádio Jonas Duarte - Anápolis, Anapolina e Grêmio Anápolis
Jaraguá
Estádio Amintas Freitas - Jaraguá (aguarda liberação)
Iporá
Estádio Ferreirão - Iporá
Goianésia
Estádio Valdeir José de Oliveira - Goianésia
Catalão
Estádio Genervino da Fonseca - Crac