Ideb 2023: Goiás tem a melhor nota do país no ensino médio
15/08/2024 (07hs17m) - Goiás teve a melhor nota do país no ensino médio da rede estadual, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, divulgado nesta quarta-feira (14).
O estado registrou 4,8 pontos e ainda atingiu a meta para os anos finais do ensino fundamental e ultrapassou a meta para os anos iniciais do ensino fundamental. O Ideb é o índice que mede a qualidade da educação no Brasil.
Ele relaciona as taxas de aprovação escolar, ou seja, os alunos que não repetiram de ano, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Para calcular as notas, os resultados dos testes no Saeb são padronizados em uma escala de 0 a 10. Depois, a média das duas notas é multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries de cada etapa avaliada (anos iniciais, anos finais e ensino médio), que variam de zero a 100.
Exemplo: em uma escola com desempenho no Saeb igual a 6 e taxa de aprovação de 90%, (0,90), o Ideb é igual a 6 vezes 0,9 = 5,4.
O índice é calculado para cada escola, município e estado. Ele foi criado em 2007 e é divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em anos ímpares. Além disso, o Inep definiu metas para alcançar a média dos países desenvolvidos:
6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental;
5,5 nos anos finais do ensino fundamental
5,2 no ensino médio.
Conforme divulgado pelo MEC, Goiás alcançou 6,3 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), um avanço de 0,1 ponto a mais do que a meta estabelecida para o estado em 2021. Além disso, atingiu a meta de 5,5 pontos nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental.
Para a secretária de Educação, Fátima Gavioli, os resultados são fruto de muita dedicação dos profissionais de educação, visto o cenário enfrentado com a pandemia da Covid-19. Segundo ela, Goiás alcançou em três anos o que poderia levar de cinco a dez anos.
Comments