HEJA - Hospital Estadual de Jaraguá reestrutura Comissão de Ética de Enfermagem
04/10/2022 (15hs46m) - Comissão valoriza profissionais da categoria, garantindo um atendimento com qualidade, segurança e ética
A nova Comissão de Ética de Enfermagem (CEE) do Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) tomou posse nesta sexta-feira, 30. As Comissões de Ética são órgãos representativos dos Conselhos Regionais de Enfermagem nas instituições onde existem Serviços de Enfermagem, com funções educativa, consultiva e de orientação ao exercício ético e profissional dos profissionais de enfermagem.
De acordo com a gerente de enfermagem do Heja, Raissa Siqueira Gonçalves, só é obrigatória a criação e funcionamento de Comissão de Ética de Enfermagem em instituições com no mínimo 50 (cinquenta) profissionais de enfermagem em seu quadro de colaboradores. Em hospitais com número inferior de profissionais da categoria, torna-se facultativa a constituição da Comissão de Ética.
Raíssa explica que a comissão deve zelar pelo cumprimento da legislação de enfermagem vigente, no que tange às proibições, direitos e deveres da categoria, bem como resguardar o sigilo e discrição nos assuntos vinculados às condutas de caráter ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem. “A existência de Comissão de Ética de Enfermagem no Heja valoriza os profissionais da enfermagem, garantindo um atendimento humanizado, com qualidade, segurança e ética”, disse.
A gestora ressalta que a CEE é responsável por auxiliar o conselho no combate ao exercício ilegal da profissão, elaborando um trabalho de acordo com os códigos de ética e atuando de forma que construa em conjunto o exercício elevado em enfermagem. “A comissão também dá suporte aos gestores, incentivando o cumprimento e a interpretação do código. Além disso, enriquece os integrantes profissionalmente, e também o hospital como um todo, por ter esse selo de instituição com um conselho de enfermagem. É uma contemplação do trabalho”, concluiu.
Foram eleitos nove profissionais, cinco enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem.
Comments