top of page

Governador Ronaldo Caiado sancionou o projeto reconhece Vox Patris como patrimônio de Goiás

  • Foto do escritor: Folha de Jaraguá
    Folha de Jaraguá
  • 10 de jun.
  • 1 min de leitura

06/06/2025 (11hs53m) O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) sancionou, na segunda-feira (2), projeto que reconhece como patrimônio cultural e artístico de Goiás o maior sino que badala do mundo, o Vox Patris, que será instalado no novo Santuário do Divino Pai Eterno, no município de Trindade. A proposta, dos deputados Dr. George Moraes (PDT) e Cristiano Galindo (SD), foi aprovada em segunda e definitiva votação no fim de maio.


No projeto, Morais explica que o sino fundido na Polônia tem 55 toneladas de peso, 4 metros de altura e 4,5 metros de diâmetro. Além disso, a estrutura dele é adornada com imagens que narram a história da Romaria do Divino Pai Eterno, desde 1840, o que o torna um verdadeiro monumento de fé, arte e religiosidade.


Sobre o projeto, ele justifica a “grandiosidade do sino e seu profundo simbolismo espiritual fazem do Vox Patris um marco não apenas arquitetônico, mas cultural, religioso e histórico para Goiás. Seu reconhecimento legal como patrimônio fortalece a identidade do povo goiano e enaltece a tradição de devoção ao Divino Pai Eterno, promovendo ainda o turismo religioso e o sentimento de pertencimento à nossa cultura”.


O Vox Patris, que chegou a Trindade no último domingo (1º), está ao lado dos dois outros sinos menores em um abrigo provisório no Santuário, será ouvido pela primeira vez em 26 de junho, às 19h30, ainda no canteiro de obras da igreja. Na ocasião, haverá uma missa de convocação aos devotos para o início da Romaria de Trindade, que vai até 6 de julho.


Comentarios


300x250.gif
PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
midia-top-2022.gif
300x250.gif
bottom of page