top of page

Golpistas usam falsa central do Nubank e faz vítimas em Jaraguá, diretora do Procon explica

07/02/2024 (07hs59m) - Nos últimos dias, um golpe envolvendo o Nubank e outros bancos digitais, tem deixado clientes preocupados e feito vítimas. Os golpistas têm se passado por funcionários do banco digital para enganar pessoas e furtar dinheiro das contas. A abordagem dos cr1minosos, geralmente, ocorre por meio de ligações telefônicas ou mensagens de texto, nas quais alegam ser representantes do Nubank.


De acordo com Charlene Ramos, Diretora do Procon Jaraguá, os golpista utilizando de técnicas convincentes de engenharia social,  solicitam informações confidenciais, como senhas, códigos de acesso e dados pessoais, alegando a necessidade de atualização cadastral, ou afirmam que a compras indevidas no cartão e dizem que estão atuando na resolução de problemas de segurança.


Somente na terça-feira 06/02, duas pessoas caíram no golpe em Jaraguá e tiveram suas zeradas pelos golpistas. Durante entrevista a Rádio Sucesso FM, Charlene Ramos ouviu outras histórias de golpes e tentativas de golpes envolvendo bancos digitais.


Em um dos relatos, durante  a ligação, o golpista citou informações pessoais da vítima. "Como tinham meus dados, eu confiei que, de fato, estava falando com o banco. Me pediram o número do cartão e o código de segurança para verificar o que havia acontecido. Eles confirmaram que meu cartão tinha sido clonado e, para cancelar, eu precisava copiar o código que eles me enviariam pelo WhatsApp", detalha.


Segundo Charlene Ramos, o Procon só pode agir na esfera administrativa, depois que o golpe é consolidado, vai para a esfera criminal e é necessário a vítima fazer uma denúncia a Polícia Civil.


CLIQUE NO LINK E ASSISTA AO VÍDEO



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page