Goiânia: Câmeras inteligentes vão emitir multas automáticas por uso de celular no trânsito
- Folha de Jaraguá
- 1 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de abr.
01/04/2025 - (07hs34m) - O Centro de Controle Operacional (CCO) da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, 31. O prefeito Sandro Mabel (UB) entregou o sistema de inteligência que vai monitorar centenas de câmeras espalhadas por toda a capital goiana. Nesse momento, a fiscalização eletrônica, que já conta com os novos radares instalados, é retomada após nove meses paralisada.
O contrato que objetiva a retomada do CCO tem valor de R$ 242,8 milhões foi dividido em três partes e tem previsão total de cumprimento de cinco anos. O lote um focaliza na Região Sul da capital e é gerido pelo Consórcio Anhanguera. O lote dois trabalha mais na região norte de Goiânia e está sob responsabilidade do Consórcio Fiscaliza Gyn. Por fim, o lote três formaliza a criação do CCO e também está a cargo do Consórcio Anhanguera.
O secretário de engenharia de trânsito, Tarcísio Abreu, afirma que “nosso objetivo é principalmente educar os motoristas para que respeitem os limites de velocidade e contribuam para um trânsito mais seguro”.
O uso do celular no trânsito também será alvo de multas automáticas das câmeras inteligentes, que custaram R$ 200,00 e sete pontos na CNH ao motorista infrator.
Polícias terão acesso a câmeras de monitoramento de trânsito a partir desta segunda-feira (31/3), em Goiânia. A capital inaugurou, nesta manhã, sua nova Central de Controle Operacional (CCO) na sede da Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), a qual permitirá o acompanhamento do fluxo em tempo real, bem como a integração das informações com bancos das polícias Federal (PF), Civil (PC), Militar (PM) e Guarda Civil Metropolitana (GCM).
“Em Goiânia, não tem jeito de você ser anônimo. Teremos câmeras com leitura de placas e reconhecimento facial, capazes de identificar até pessoas com pendências judiciais. Nossa meta é que Goiânia seja a cidade mais segura do país nos próximos dois anos”, afirmou Mabel.
O prefeito também adiantou que a central será essencial para agilizar intervenções em acidentes e congestionamentos, consequentemente promovendo melhorias na fluidez do trânsito e priorizando o transporte coletivo da Região Metropolitana.

Comments