Goiás terá novos colégios militares e número saltará de 64 para 74 unidades
14/12/2022 (07hs24m) - Goiás terá 10 novos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs) a partir de 2023 e promete oferecer a farda de forma gratuita para todos os estudantes. O número de unidades vai saltar de 64 para 74, sendo que quatro serão novas e as outras seis são escolas cívico-militares que passarão por uma reestruturação.
A informação foi confirmada, nesta terça-feira (13), pelo superintendente de Segurança Escolar e Colégio Militar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) de Goiás, coronel Mauro Vilela, em entrevista ao programa Chega Pra Cá. Estado irá investir R$ 45 milhões para garantir entrega gratuita de farda aos 65 mil alunos
As novas unidades ficarão em Goiânia, Cidade Ocidental, Bela Vista e Silvânia. Apenas a da capital, no Setor Palmito, começará a funcionar já no início de 2023. “Os militares já estão fazendo a transição”, diz Vilela.
A vulnerabilidade social foi determinante para escolha dos locais onde as unidades ficarão. Vilela não considera que a presença da polícia dentro das escolas seja um sinal de que a segurança pública do Estado falhou.
O governo estadual promete investir R$ 45 milhões na aquisição de fardas para todos os estudantes dos CEPMGs até o final do primeiro semestre. No momento, a rede atende em torno de 65 mil alunos. Os estudantes do CEPMG do Setor Palmito e as outras seis escolas cívico-militares que serão transformadas em colégios militares serão os primeiros a receberem o kit com a farda e o uniforme destinado para atividades físicas (confira quadro ao lado). “Depois, os outros serão contemplados”, diz Vilela.
Komentáre