top of page

Goiás registrou cerca de 33 mil casos de dengue nos primeiros quatro meses de 2023

07/05/2023 (09hs05m) - Ministério da Saúde lançou, nesta semana, campanha para alertar população sobre sintomas e formas de prevenir a doença


Mais de 32,8 mil casos de dengue foram registrados no estado de Goiás até abril deste ano. No mesmo período do ano passado, no entanto, 130 mil possíveis casos foram contabilizados, sinalizando significativa diminuição nas ocorrências da doença. Apesar de os dados do estado goiano apresentarem queda, o país ainda está num grau elevado de casos.


Quanto aos casos de chikungunya, no estado goiano, os registros apontam 654 casos prováveis entre janeiro e abril deste ano, ante 2.828 em 2022. Já os casos de Zika, foram registrados 19 no período de 2023 contra 43 nos quatro primeiros meses do ano passado.


Fatores como a variação climática e aumento das chuvas no período em todo o país, o grande número de pessoas suscetíveis às doenças e a mudança na circulação de sorotipo do vírus são fatores que podem ter contribuído para o crescimento.


Diante do aumento de casos dessas arboviroses, o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional para o combate das arboviroses. Com a mensagem “Brasil unido contra a dengue, Zika e chukungunya”, a mobilização alerta sobre os sinais e os sintomas das doenças, além de formas de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti.


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
webbanner-728x90px.gif
bottom of page