top of page

Goiás : BRF abate 74 mil aves como prevenção após registro de casos de gripe aviária

  • Foto do escritor: Folha de Jaraguá
    Folha de Jaraguá
  • 18 de jun.
  • 1 min de leitura

17/06/2025 (09hs45m) - Um foco de gripe aviária registrado em Santo Antônio da Barra, município do Sudoeste goiano, levou a gigante do setor alimentício BRF S.A. a realizar o abate preventivo de 74 mil aves em uma de suas granjas integradas. A decisão, que visa conter riscos de propagação da doença, foi adotada mesmo sem confirmação da presença do vírus nas unidades produtivas da empresa.


As aves, que estavam alojadas em uma propriedade parceira da BRF na mesma cidade onde foi detectado o foco da doença, foram abatidas após autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O pedido foi formalizado pela companhia ainda na sexta-feira (13/6), com o objetivo de antecipar possíveis impactos sanitários e comerciais.


Aves abatidas


De acordo com a empresa, o procedimento foi realizado por iniciativa própria e teve caráter exclusivamente preventivo. Todas as aves abatidas eram saudáveis, mas, por estarem localizadas em uma região sob alerta sanitário, a companhia optou por retirá-las de circulação para preservar a biossegurança da cadeia produtiva.


O abate ocorreu na planta industrial da BRF no município de Mineiros, a aproximadamente 230 quilômetros de Santo Antônio da Barra. A destinação das carcaças, segundo a BRF, será voltada unicamente para uso interno, como na produção de ração animal e outros insumos industriais, descartando qualquer aproveitamento para consumo humano.


Paralelamente, a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) confirmou que todas as aves da propriedade onde houve a detecção do vírus também foram eliminadas. Ao todo, cerca de 100 aves morreram naturalmente na localidade, e outras 80 foram sacrificadas no fim de semana, em cumprimento aos protocolos sanitários de controle e erradicação da doença.


Comments


300x250.gif
PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
midia-top-2022.gif
300x250.gif
bottom of page