top of page

Funcionário da ENEL é alvo da Polícia de Petrolina por furtar energia para própria residência

08/11/2022 (21hs10m) - Através de informações sigilosas, a Polícia Civil de Petrolina tomou ciência que o inquilino de um imóvel, após ter sua energia cortada pela Companhia Elétrica, realizou uma “ligação direta”, popularmente conhecida como “gato”. Diante dessa informação, a Polícia acionou a perícia (Polícia Técnico-Cientifíca) para avaliar o caso. De plano, o Perito constatou a fraude.


O indivíduo havia realizado uma ligação clandestina, ou seja, a energia era ligada diretamente e nem chegava a passar no medidor. O medidor (relógio) estava totalmente solto, não havia qualquer tipo de corrente elétrica sendo aferida.


Diante da situação de crime, tentou-se localizar o morador do imóvel, que não estava no momento, no entanto responderá penalmente pelo crime de furto de energia elétrica, com pena de até quatro anos de reclusão e multa. O atual morador, e responsável pelo imóvel, é prestador de serviço da empresa fornecedora de energia elétrica, o que agrava a situação.


A Polícia Civil esclarece que o conhecido “gato” é crime infelizmente, essa prática vem aumentando a cada ano. Essa situação de “gato” ocorre quando alguém furta energia elétrica seja diretamente dos postes nas ruas ou fazendo a alteração do medidor de energia dentro de casa. As penas podem variar pois existe uma diferença de penalidade quando o crime é caracterizado como furto e quando é caracterizado como estelionato por gato de energia elétrica.


O furto, previsto no artigo 155 do Código Penal, prevê reclusão de um a quatro anos e multa. Já o estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal, prevê reclusão de um a cinco anos e multa.


Vale a pena ressaltar que, além das penas e da multa prevista, fazer gato de energia elétrica ainda gera grandes transtornos como ficha suja na justiça , constrangimento de ser pego fazendo algo ilegal e pode acabar com a prisão em flagrante do responsável pelo imóvel. lém disso, esse tipo de ação pode gerar uma situação bem complicada em relação aos vizinhos que, por sua vez, vão pagar uma conta de energia mais cara por causa do gato que você realizou.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page