top of page

Frente fria pode gerar pancadas de chuva e diminuir temperaturas em Goiás diz Cimehgo

17/11/2023 (09hs55m) - Depois de semanas sentindo um calor fora do comum, os goianos finalmente poderão respirar um ar mais ameno neste fim de semana, é o que dizem as previsões do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) para o próximo sábado (18) e domingo (19).


Segundo as previsões do instituto, mesmo o calor ainda em alta para essa sexta-feira (17), devem ocorrer pancadas de chuvas isoladas em todo o estado, devido a combinação de calor e umidade proveniente da região norte do Brasil, mas as temperaturas máximas continuam elevadas.


Na capital não fica muito diferente. Com predomínio de sol e temperatura máxima podendo chegar aos 37ºC e umidade relativa do ar variando entre 20% a 70%, em Goiânia.


Vale lembrar que a Defesa Civil emitiu, na última segunda-feira (13), um alerta via SMS para telefones cadastrados em Goiânia para avisar a população para o risco muito alto nos cinco dias seguintes, devido às altas temperaturas que atingiram todo o estado de Goiás.


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também havia ampliado o alerta vermelho sobre a onda de calor emitida para Goiás, Distrito Federal e mais 13 estados. Anteriormente se previa que as temperaturas começariam a diminuir após o feriado de quarta-feira (15), mas o órgão estendeu esse prazo até esta quinta-feira.


Já o prognóstico do Cimehgo para o fim de semana é que haja o avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil, que vai favorecer a ocorrência de pancadas de chuvas no final de semana, com isso teremos temperaturas amenas e uma melhora significativa da umidade relativa do ar, segundo o relatório.


Em entrevista ao Jornal O Popular nesta quinta-feira (16), André Amorim, gerente do Cimehgo, confirmou que as temperaturas começam a cair neste fim de semana e as temperaturas devem começar a se estabilizar.


“Temos uma frente fria que está se deslocando pela região Sudeste e a presença de nebulosidade sobre o estado, no final de semana, temos previsão de pancadas de chuva para todo o estado e aí o calor vai recuar. A tendência é que a partir do dia 19 (domingo), as condições climáticas retornem para algo aceitável”, afirma André.


Ainda segundo André, a nebulosidade que está avançando sobre o estado “está minando o calor e quebrando gradativamente a massa de ar quente e seco”.


“A partir do final de semana, as temperaturas vão voltar para o patamar natural de 30ºC e 31ºC que são as máximas esperadas para o mês de novembro. A umidade relativa do ar, também, vai melhorar muito e as mínimas vão subir para 45%” finaliza.



Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page