top of page

Estado avalia em 15 dias se será dispensado o uso de máscara em ambiente aberto

04/03/2022 (09hs20m) - Goiás deve abolir a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos como medida de prevenção à Covid-19 ainda este mês. De acordo com o secretário de Saúde Ismael Alexandrino, uma nota técnica deve ser emitida em 15 dias, caso os indicadores atuais da doença se mantenham mesmo após o carnaval.


A nota técnica deve ser publicada após haver clareza do impacto do feriado prolongado da última semana nos dados epidemiológicos. A tendência, segundo Alexandrino, é que seja registrado um aumento de casos na próxima semana, mas com números abaixo das ondas anteriores.


“Seremos ponderados neste primeiro momento pós-carnaval”, explica Alexandrino. “É provável que aconteça (a desobrigação do uso de máscara) em até duas semanas após o carnaval”, adiantou.


Os dados da SES revelam que o porcentual geral de vacinados com o esquema primário, ou seja, duas doses ou dose única, é de 68,23%. Para a população com cinco anos ou mais o índice chega a 72,84%. A dispensa do uso de máscaras é discutida internamente pela SES-GO e será levada para o Centro de Operações de Emergências (COE) para Enfrentamento ao Coronavírus já na semana que vem. Por se tratar de Nota Técnica, não há obrigatoriedade de que os municípios adotem a medida.


Entre os grandes municípios goianos, Anápolis foi o pioneiro em dispensar o uso de máscaras em ambientes abertos. A medida vigora desde 15 de fevereiro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os números, desde então, seguem controlados.



Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page