top of page

Equipe de Lula veta TV Jovem Pan na transmissão da posse

24/12/2022 (09hs40m) - A TV Jovem Pan News foi barrada da transmissão da posse do presidente eleito Lula (PT), no dia 1º de janeiro.


Fontes oficiais confirmaram ao Diário do Poder que a decisão foi tomada após um encontro, nesta quinta-feira (22), entre a equipe de transição do governo petista e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que será uma das responsáveis pela geração de imagens do evento.


Caberia à TV Jovem Pan posicionar suas câmeras e equipamentos, como o link de externa etc., na Esplanada. Mas a EBC foi surpreendida pela decisão de ocupar o espaço que estava reservada à emissora paulista, conhecida por posições antagônicas a Lula, PT e cia. Já a EBC, fundada no governo petista, era conhecida como a “TV Lula”, por suas posições mais que amigáveis às administrações petistas.


Desde a posse de Fernando Collor, primeiro presidente eleito pelo voto direto após o regime militar no Brasil, a transmissão da posse presidencial é feita em ‘pool’, ou grupo, de emissoras. O espaço da Esplanada dos Ministérios é dividido entre as diversas emissoras do pool, cada uma delas utilizando respectivamente seus equipamentos e equipes jornalísticas, que se integram em uma transmissão única.


A transmissão de imagens começa no Espaço Cultural da República, início da Esplanada, onde a primeira emissora posiciona suas câmeras. À medida que o presidente eleito se aproxima da Praças dos Três Poderes, as imagens acompanham o trajeto. Há uma sequência de pontos, cada um deles cobertos por uma emissora geradora imagens, até a chegada do presidente no Palácio do Planalto.


Após a decisão, a TV Jovem Pan News ficou de fora do pool. A cobertura da posse é organizada pelo governo de transição petista, que apelidou o evento de “Festival do Futuro”. Fonte: Diário do Poder




  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
webbanner-728x90px.gif
bottom of page