top of page

Em Pirenópolis, decreto que proíbe bebidas em beira de rios irrita moradores

11/09/2023 (09hs56m) - Circula um vídeo nas redes sociais em que banhistas reclamam de não poderem beber na beira de um rio, em Pirenópolis. O caso aconteceu em um local conhecido como “lajes”, no Rio das Almas, no bairro da Vila Matutina, no feriado de Independência, quinta-feira (7), por volta das 15h. Detalhe: existe um decreto que complementa o código de posturas do município e proíbe o uso de coolers e caixas de isopor com, entre outras coisas, bebidas alcoólicas em áreas públicas.


Na gravação, populares afirmam que fiscais de posturas de Pirenópolis estão aplicando multas por eles levarem caixas de isopor com bebida alcoólica para a beira do rio, na cidade. No vídeo, um dos denunciantes conversa com um agente, que justifica a proibição no código de posturas.


“Nós, que somos daqui, não podemos beber uma cervejinha na beira do rio? Temos que pagar R$ 50 para entrar em uma cachoeira e em uma garrafa de cerveja?”, questiona no vídeo um banhista irritado. “Eu sempre bebi na beira do rio, e agora não posso? Sei que ele tá cumprindo a função dele…”


Os fiscais tiveram apoio de policiais militares. A PM que apenas relatou a participação na ação. Já a prefeitura de Pirenópolis confirmou ao portal a ocorrência e a proibição. Decreto de abril de 2022 proíbe a prática em áreas públicas do município. “Permanecem proibidas a prática das seguintes condutas em áreas públicas: circulação de pessoas nas ruas e logradouros públicos com coolers, caixas de isopor e similares, bem como copos, garrafas e/ou quaisquer recipientes de vidro; (…) realização acampamentos em locais e áreas públicas”, diz trecho do documento.


De acordo com a prefeitura, existe um trabalho contínuo no local para conscientização. Conforme esclarecido, as pessoas não foram convidadas a deixar o local, inclusive, poderiam ficar na beira rio e tomar banho. Os presentes, contudo, faziam churrasco, estavam com garrafas e copos de vidros, além de coolers e caixas de isopor, o que prejudica o meio ambiente e está vedado. | Folha de Jaraguá informações Mais Goiás



Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page