top of page

Eclipse solar anular poderá ser observado em Goiás neste sábado

13/10/2023 (14hs00m) - O eclipse solar anular poderá ser observado em Goiás no próximo sábado (14). Segundo projeções de astrônomos, o fenômeno será visível em todo o país e, no estado, a lua chegará a cobrir 69% do sol.


Para observar o eclipse é preciso tomar cuidado, já que olhar diretamente para o sol pode até levar a cegueira. A recomendação, ainda, é evitar utilizar exames de Raio-X e filme fotográfico antigo. A projeção é que o eclipse atingirá o ponto máximo em Goiânia por volta das 16h45.


Uma maneira de se observar com segurança é com óculos específico ou um filtro de solda número 14, que pode ser encontrado em lojas de material de construção e custa em torno de R$ 5.


O eclipse solar anular é quando quando a Lua está um pouco mais distante do sol e não é capaz de cobrir totalmente a estrela, formando um anel ao redor.


O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio das sua unidade vinculada Observatório Nacional (ON), transmitirá o fenômeno pelo canal do Youtube do ON. - Via Mais Goiás



Comentários


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page