top of page

Detran afasta 16 servidores após identificar fraude em ponto eletrônico

05/02/2024 (10hs59m) - Foram identificados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), 16 servidores envolvidos em um esquema fraudulento de ponto eletrônico. As fraudes foram descobertas após investigações internas do órgão durante todo o ano de 2023 e início deste ano, às ações começaram após diversas denúncias.


Segundo o Detran, em janeiro deste ano já foram 7 servidores identificados cometendo a prática delituosa. O ocorrido será enviado para a Polícia Civil de Goiás (PCGO), que investigará o caso.


“Havia muitas reclamações, tanto na corregedoria quanto na ouvidoria, de funcionários fantasmas. Então cortamos o ponto web, mas mesmo assim conseguimos identificar 7 servidores que estavam agindo de forma irregular”, relata o presidente do Detran, Waldir Soares.


O presidente do Detran também explica que as fraudes aconteciam de duas formas. A primeira aconteceu quando os servidores batiam o ponto, e iam embora para casa, deste modo recebendo sem trabalhar. A outra situação era os servidores que batiam o ponto para colegas de trabalho.   


“Inclusive, o nosso Serviço de Inteligência chegou em uma gerência na qual deveriam ter 40 funcionários e tinham apenas 10 trabalhando”, conclui Waldir Soares.


Ainda segundo o presidente do Detran, alguns dos servidores envolvidos no esquema de fraude apresentaram atestados médicos e declarações de doação de sangue, quando descobriram a ação investigativa.


Aqueles que estiverem envolvidos no esquema dos “servidores turistas” estão sujeitos a duas penalidades: os comissionados podem ser demitidos se confirmadas as irregularidades, enquanto os efetivos poderão passar por sindicância e responder processos administrativos.


O crime praticado pelos funcionários se enquadra como falsidade ideológica, estelionato e formação de quadrilha. Os crimes podem chegar a uma pena de até 13 anos de reclusão. Créditos Jornal Hoje



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
webbanner-728x90px.gif
bottom of page