top of page

Deputados estaduais em Goiás avançam no aumento dos próprios salários na ALEGO

27/12/2022 (15hs59m) - Deputados estaduais de Goiás aprovaram, em primeira votação, o aumento dos próprios salários até 2025. O percentual, que chegará a 37,3%, foi apreciado em sessão extraordinária nesta terça-feira (27).


A matéria contou com apenas o voto contrário do deputado Humberto Teófilo (Patriota). A segunda e definitiva votação deve ocorrer em uma nova sessão extraordinária, já que o Legislativo entrou em recesso no última dia 16, prevista para esta quarta-feira (28).


Os salários dos deputados estaduais devem subir dos atuais, escalonadamente, de  R$ 25.322,25 para R$ 34.774,64 até 2025. A justificativa é de que a Constituição Federal garante aos parlamentares do estado até 75% do valor pago aos deputados federais.

O movimento no Legislativo goiano surge após Câmara dos Deputados aprovar um aumento de salários para parlamentares, presidente, vice e ministros na última semana. Os vencimentos subirão 37,3% nos próximos três anos.


Economistas ouvidos pelo Portal 6 temem que o reajuste afete o equilíbrio fiscal do estado. Segundo os especialistas, com o aumento, há um efeito cascata em categorias profissionais cujos salários, por força da Constituição, são parametrizados pela remuneração dos parlamentares


Uma possível consequência seria a criação de novas tributações que tragam mais arrecadação e, consequentemente, incremente o duodécimo – parcela fixa do orçamento Geral do Estado, repassada todos os meses à Casa independentemente dos reajustes. Via Portal6


Comments


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page