top of page

‘Dar o grau’ na moto vira esporte reconhecido no interior da Paraíba

  • Foto do escritor: Folha de Jaraguá
    Folha de Jaraguá
  • 27 de mai.
  • 2 min de leitura

25/05/2028 (08hs07m) - A Câmara de Vereadores de Bayeux, município do interior da Paraíba, aprovou projeto que reconhece prática de “dar um grau” na motocicleta como modalidade esportiva apta a receber investimentos do poder público. “Dar um grau” é o nome popularmente dado ao ato de empinar a moto e fazer manobras radicais enquanto ela está em movimento.


“Esse projeto é uma luta minha há mais de dez anos, que pratico esse esporte”, diz o vereador Wagner do Grau (PSD), autor do texto. “É um esporte bastante criminalizado e aqui, na condição de vereador, tenho a oportunidade de representar essa categoria de uma forma responsável”.


“Não é que vão sair por aí empinando em todo canto, em meio de rua, jamais. Esse aqui é o primeiro passo para meu projeto que é fazer uma área adequada para treinamento”, afirma o vereador. “Várias vezes aqui eu pegava a minha moto e ia para as Três Lagoas treinar, me arriscando. Mas a gente, que gosta do esporte, gosta de praticar”.


O projeto foi aprovado por unanimidade no dia 22 de maio de 2025. embora o artigo 244, inciso III, do Código Brasileiro de Trânsito (CTB), considere como infração gravíssima “conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda”.


‘Grau’ também é reconhecido no ES

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo realizou movimento semelhante em março desse ano. No dia 20 de março, os deputados estaduais aprovaram um projeto de lei que autoriza a prática do ‘wheeling’ desde que realizada em ‘local adequado’ e com equipamentos de segurança.


A Lei nº 12.373 diz que “fica reconhecida a prática de Wheeling, popularmente conhecida como ‘Grau’, bem como outras práticas de manobras de motocicletas, em local devidamente destinado a essa finalidade, como prática esportiva em todo o estado do Espírito Santo”.


Segundo o autor do projeto, deputado estadual Coronel Weliton (PRD), o objetivo da lei é garantir visibilidade, respeito e apoio aos praticantes. “Eles não querem estar nas ruas, mas sim em espaços adequados, com estrutura, segurança e reconhecimento”, disse o parlamentar.




Comments


radar novembro 2020.gif
PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
ACIJ.png
laclin.JPG
bottom of page