By R2 Soft - © 2016 Folha de Jaraguá

PATROCÍNIOS
  • Creche

Com 16 mil processos, MP cobra novos juízes titulares em Jaraguá

14/01/2020 - Em dezembro de 2019, o Tribunal de Justiça de Goiás fez a remoção dos três juízes titulares da comarca de Jaraguá, que também absorve os processos de Jesúpolis e São Francisco de Goiás, desde então há apenas um juiz plantonista respondendo pela comarca duas vezes por semana. A juíza Nina de Sá, foi transferida para Anápolis, o juiz Everton Pereira Santos, para Aparecida de Goiânia (mas continua como substituto) e Liciomar Fernandes da Silva para Trindade. Essa situação preocupa o Ministério Público, conforme manifestado pelo Promotor Everaldo Sebastião de Souza em entrevista a Folha de Jaraguá, segundo ele existem quase 16 mil processo pendentes na comarca e a ausência de juiz titulares prejudica a população, sendo que a previsão de novos juízes é só para o mês de julho.


O promotor fez algumas considerações importantes “Não deixa de trazer prejuízos. O Dr. Everton despacha aqui duas vezes por semana e até o final de janeiro, mais um juiz de Goianésia, vira responder duas vezes por semana também. Mas pelo volume de trabalho, com réus presos e a demanda de quase 16 mil processos. Então há uma preocupação nesse sentido, porque muitas audiências terão que serem remarcadas e ainda aguardamos a publicação de um edital por parte do tribunal de justiça para prover essas vagas de juízes titulares. Acreditamos que a regularização só será a partir de junho ou julho. Irá demorar muito tempo e até lá somente os casos de urgência serão atendidos, como mandados de segurança, em casos de UTI, por exemplo, réus presos e certamente haverá um prejuízo para a população no que se refere a prestação jurisdicional” frisou.


Everaldo Sebastião de Souza, disse que irá procurar a OAB subsecção Jaraguá, para agendar uma visita ao presidente do Tribunal de Justiça, para sensibiliza-lo a resolver rapidamente essa questão. “Vamos buscar o apoio dos segmentos organizados da sociedade, das autoridades políticas para que possamos conseguir a antecipação desse edital do Tribunal. Até porque pelo tamanho de Jaraguá, não podemos esperar e pelo volume de problemas é impossível ficamos sem juízes titulares” frisou.


GIF-JARAGUA.gif
petro-arabe2-17-8.gif