top of page

Cinco araras são mortas a tiros em Rubiataba; moradores se revoltam

  • Foto do escritor: Folha de Jaraguá
    Folha de Jaraguá
  • 20 de mar.
  • 1 min de leitura

20/03/2025 (09hs10m) - Cinco araras-canindé foram atacadas e mortas na cidade de Rubiataba, a aproximadamente 200 km de Goiânia. Os crimes, que começaram no final do ano passado, têm revoltado a população local, que considera as araras um símbolo da biodiversidade da região.


A Polícia Civil, em conjunto com a Secretaria do Meio Ambiente, está investigando o caso. Até o momento, 15 testemunhas já foram ouvidas, e a polícia está realizando um levantamento para identificar quais moradores possuem armas na região da praça onde as araras costumam se concentrar. A suspeita é que o barulho das aves esteja incomodando alguém que mora nas proximidades.


Em um dos casos mais recentes, uma arara-canindé foi encontrada gravemente ferida, escondida debaixo de um carro. A ave foi resgatada por moradores e encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA (Cetas), em Goiânia, onde recebeu atendimento veterinário. No entanto, o estado de saúde da arara é considerado grave.


O secretário do Meio Ambiente de Rubiataba, Alcides Braga, reforçou que o responsável pelos disparos pode responder por maus-tratos a animais silvestres, crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de até cinco anos de prisão.”É um patrimônio da nossa cidade, do nosso estado, as araras-canindé. Não fazem mal a ninguém. Deve ter alguém incomodado”, afirmou.


A polícia está realizando uma perícia nas palmeiras onde as araras montam seus ninhos, na tentativa de encontrar evidências que possam levar ao autor dos disparos. A suspeita é que o atirador mora próximo à praça onde as aves se concentram, no centro da cidade.



Comments


radar novembro 2020.gif
PATROCÍNIOS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
ACIJ.png
laclin.JPG
bottom of page