Batalhão Ambiental fecha garimpo ilegal no Rio Santa Família em Goianésia
15/09/2024 (10hs44m) - Após receber denúncia de que havia um garimpo ilegal em uma fazenda na região do Rio Santa Família, município de Goianésia, policiais militares lotados na 5ª Companhia Destacada de Polícia Militar Ambiental, realizou uma operação para averiguar a denúncia, constatando o fato.
A equipe composta pelo CAP Dias, SGT Alcimar, SGT Santos, CB Carlos e SD Felix, iniciaram o patrulhamento no leito do rio e realizaram duas abordagens em dois pontos distintos, onde em cada local havia um infrator que dizia trabalhar isoladamente na prática ilegal do garimpo e degradação da natureza.
De acordo com a polícia, de imediato foram determinados a pararem e consequentemente autuados no Artigo 55 da Lei 9605/1998 (Executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida), cuja pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.
A operação resultou ainda na apreensão de apetrechos e acessórios da pratica ilegal de garimpo, como pás (3), bateias (3), ralos (2), bicas (2), podão (1), faca (2), martelo (1), enxada (1), chave Philips (1), rastelo (1), e carpetes pequenos (6). Todo material apreendido foi levado para a Central de Flagrantes de Goianésia, juntamente com os autuados, para providências cabíveis.
Comments