top of page

Balanço da OVG mostra 30 mil atendimentos durante a Romaria do Muquém

16/08/1023 (12hs43m) - Durante a Romaria de Nossa Senhora D’Abadia de Muquém, em Niquelândia, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) atendeu 30 mil pessoas no espaço montado pelo Governo do Estado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), às margens da GO-237, conhecida como Rodovia da Fé.


Entre os dias 3 e 15 de agosto, a estrutura ofereceu área de camping, banheiros com chuveiros, capela para orações, lanches, área para descanso e atendimentos de saúde, como curativos e massagem.


“O espaço é pensado para acolher esses peregrinos que mantêm viva essa tradição de fé do povo goiano. Aqui recebemos famílias inteiras. Pessoas que chegam a pé, de bicicleta e mesmo a cavalo. Todo esse serviço que trazemos para cá é com o objetivo de dar apoio, conforto e segurança aos romeiros”, comenta a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado.


Um dos pontos altos da peregrinação é quando a imagem de Nossa Senhora D’Abadia deixa a igreja, no centro de Niquelândia, e segue pela rodovia, carregada pelos romeiros, até chegar ao Santuário, em Muquém. Durante o trajeto, a comitiva que leva a santa faz uma pausa no CAR, onde a imagem permanece diante da capela para que todos possam fazer suas orações.


De acordo com Antônio Carlos Macêdo, 59 anos, o CAR é essencial para os romeiros. “Isso aqui é importante demais para todos nós. Eu admiro muito o que vem sendo feito nesse espaço, sou romeiro há muitos anos e nunca vi isso aqui tão organizado, tão bonito, seguro e confortável. Só tenho elogios a fazer, por tudo, mas especialmente por essa capela linda onde tenho a alegria de poder silenciar e rezar durante minha longa caminhada até Muquém, sem falar no suco geladinho que tem ali mais à frente”.


Parcerias

Compondo as ações do Goiás Social, o Centro de Apoio ao Romeiro de Muquém também estimula o voluntariado, que é um dos pilares da OVG. Neste ano, 30 voluntários estiveram presentes ao longo da romaria, incluindo Maria Goreti da Silva, que participa da romaria há 10 anos. “Eu moro na zona rural e todo mês de agosto faço questão de vir ajudar, seja cortando o pão, distribuindo o café, o leite... eu tenho essa missão de doar meu tempo e contribuir com a boa romaria de todos que passam aqui pela OVG”.


Além dos voluntários, o atendimento oferecido pelo CAR contou também com a participação de sete bolsistas do Programa Universitário do Bem e com parceria da Prefeitura de Niquelândia e de vários órgãos do estado de Goiás, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa), Saneago, Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e TV Brasil Central, bem como de empresas da iniciativa privada, como Refrescos Bandeirantes, Carta Fabril, Grupo Jalles, Bio Instinto, Comigo, Seddas, Bello Charque, Grupo R2R, Uniovo, Cargill, Friato, Achei Auto Socorro, Zupp, São Tarcísio, Piracanjuba, Sindileite, Rancheiro e Goiaspel.



  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
webbanner-728x90px.gif
bottom of page