PATROCÍNIOS
  • Folha de Jaraguá

Atrasos da Prefeitura de Jaraguá contribuiu para o endividamento de servidores

O jornalista Isaias Souza (Jaraguá Notícias) trouxe um levantamento que revelou que, cerca de 95% dos servidores públicos municipais de Jaraguá têm dívidas com instituições bancárias com desconto na folha de pagamento. A informação foi checada junto às agências bancárias e no Departamento De Pessoal da Prefeitura Municipal de Jaraguá, cujos dados obtidos apresentaram os mesmos números em estimativas. Segundo o secretário administrativo da Prefeitura, Silvano Martins, a estimativa é real, e ao mesmo tempo preocupante.


Com uma economia estagnada, a realidade apresentada não é apenas de Jaraguá, mas também em nível nacional. Levantamento feito pelo Correio Brasiliense aponta que servidores públicos tomaram R$ 42,1 bilhões de crédito pessoal consignado só nos primeiros quatro meses do ano, segundo dados do Banco Central (BC). Empréstimos consignados também vêm sendo um pesadelo nos salários dos servidores aposentados e pensionistas, incluindo idosos.


ATRASOS

Em Jaraguá, a um motivo adicional apontado por um servidor público que conversou com a reportagem da Folha de Jaraguá. Segundo ele o que o levou a pegar empréstimo em 2019 foi os constantes atrasos de salários do município. “Não gosto de pegar empréstimos, procuro organizar minha vida financeira para não dever. Mas no ano passado o Prefeito atrasou demais nossos salários e não teve como, tiver pegar empréstimo” frisou.


Em 2019, o Ministério Público teve que interver para obrigar o Prefeito Zilomar Oliveira pagar os funcionários, aposentados e pensionistas em dia, porém, uma decisão liminar da justiça, desobrigou o prefeito a pagar as folhas conforme o TAC, com isso os salários de vários servidores permanecem em atraso até o momento e a grande maioria se segura com o dinheiro de empréstimos.


Campanha-covid-saude-estado01.gif
GIF-JARAGUA-ATUALIZADO.gif
petro-arabe2-17-8.gif

By R2 Soft - © 2016 Folha de Jaraguá