top of page

Argentina derrota a França nos pênaltis e é Campeã do Mundo pela terceira vez

18/12/2022 (18hs54m) - A tricampeã da Copa do Mundo é a Argentina, que venceu a França nos pênaltis (4 a 2), após empate por 3 a 3 no tempo regulamentar e na prorrogação da final da Copa do Mundo do Catar, neste domingo (18), no Estádio Lusail. Messi marcou duas vezes na decisão, Di María fez outro para a Argentina e Mbappé marcou três vezes para a França.


O primeiro Mundial no Oriente Médio consagra a carreira do camisa 10 argentino, que, enfim, consegue levar sua seleção ao título mundial.


Foi uma decisão para lá de dramática, com contornos épicos, com a Argentina abrindo 2 a 0 no primeiro tempo, a França buscando o empate na segunda etapa, a Argentina marcando na prorrogação e a França empatando novamente para levar a disputa para os pênaltis. Emi Martínez pegou um pênalti e Tchouamení chutou para fora. Os argentinos todos converteram suas cobranças.


Depois de ser guiada rumo ao título em 1978 por Mario Kempes e em 1986 por Maradona, a Argentina foi conduzida por um dos maiores jogadores da história rumo ao tricampeonato. Em seu último ato em Copas, na quinta edição que disputa e em sua segunda final do Mundial, Lionel Messi conquista a taça que faltava a ele e deve ser eleito o melhor jogador do torneio.


No momento, a Argentina é a única tricampeã do mundo, se descolando de França e Uruguai, que têm dois títulos, e atrás de Brasil (5 vezes campeão), Alemanha e Itália, que são tetra.


Todos os campeões

5 títulos: Brasil

4 títulos: Alemanha e Itália

3 títulos: Argentina

2 títulos: França e Uruguai

1 título: Espanha e Inglaterra


O título da Argentina impediu que a França conquistasse títulos em edições seguidas de Mundial - foi campeã em 2018, na Copa da Rússia.


Mbappé termina a Copa do Catar como artilheiro, com oito gols marcados.


PÊNALTI PARA A FRANÇA


Aos 33, quem se desgarrou da marcação argentina foi Kolo Muani, que invadiu a área pela esquerda deixando Otamendi para trás. O zagueiro argentino puxou o jogador francês, cometendo pênalti.


Mbappé, aos 35, cobrou no canto direito, Emi Martínez até acertou o lado, mas não pegou. Les Bleus diminuíram.


Com o gol, Mbappé se igualou a Messi com seis gols no Catar. E veio mais.

PÊNALTIS


Mbappé, primeiro, e Messi, depois, abriram as cobranças para as suas seleções. Coman parou na defesa de Emi Martínez. Dybala bateu no meio e fez para a Argentina. Tchouamení chutou para fora e complicou de vez a vida da França. Paredes fez. Kolo Muani fez o dele e Montiel também acertou sua cobrança, dando números finais à disputa.



Comentarios


  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
ACIJ.png
laclin.JPG
PATROCÍNIOS
midia-top-2022.gif
bottom of page