PATROCÍNIOS
  • Folha de Jaraguá

Caiado e Prefeitos pedem ao IPHAN que Cavalhadas sejam Patrimônio Cultural do Brasil


O Prefeito de Jaraguá, Zilomar Oliveira (PSDB) esteve na segunda-feira, 19 de agosto, em Brasília na sede Nacional do IPHAN, acompanhando o Governador Ronaldo Caiado (DEM) junto com outros 10 prefeitos, cujo municípios fazem parte do Circuito das Cavalhadas de Goiás. Em pauta estava à entrega de um pedido a Presidente do IPHAN, Kátia Bogéa, para que às Cavalhadas de Goiás, passem a serem consideradas Patrimônio Cultural do Brasil.

Através de suas redes sociais o Governador Ronaldo Caiado, disse que a história do goiano é valiosa demais para ser esquecida. “E é por isso que estamos nos mobilizando: para tornar as Cavalhadas de Goiás um dos Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil. Estivemos na sede do Iphan, em Brasília, ao lado dos prefeitos dos 11 municípios que sediam a festa, entregar o dossiê sobre essa riqueza goiana. Não tenho dúvidas que em breve estaremos comemorando esse feito e que as Cavalhadas de Goiás seguirão vivas não só na nossa memória, mas na história do Brasil!”

Realizadas há mais de 200 anos, as tradicionais Cavalhadas de Goiás ocorrem entre maio e setembro, movimentam as cidades e atraem visitantes. No documento entregue ao IPHAN são evidenciados aspectos históricos, estéticos e sociais das festas das Cavalhadas. O pedido detalha como, ao longo de dois séculos, as festividades se enraizaram no cotidiano das comunidades, consolidando-se como relevante expressão para a compreensão da identidade e memória da sociedade brasileira.

A festividade ocorre em 11 municípios: Jaraguá, Pirenópolis, Santa Cruz de Goiás, Palmeiras de Goiás, Posse, Crixás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Santa Terezinha de Goiás, Corumbá de Goiás e Pilar de Goiás.

#CaiadoePrefeitospedemaoIPHANqueCavalhadass

MIDIA_FOLHA_DE_JARAGUÁ_01.png
GIF-JARAGUA-ATUALIZADO.gif
petro-arabe2-17-8.gif

By R2 Soft - © 2016 Folha de Jaraguá