PATROCÍNIOS
  • Folha de Jaraguá

Escolas sem democracia. Indicação política de diretores permanece e vereador cobra eleições


O vereador Leirso Cordeiro (PSB), voltou a cobrar do Prefeito Zilomar Oliveira (PSDB) e da Secretária de Educação, Lilian Amaral Brandão, eleições diretas para a direção das escolas municipais, conforme está estabelecido em lei. A questão está sem ser respeitada desde 2016, na época o SINTEGO se reuniu com todos os candidatos a prefeito e eles assumiram o compromisso, porém até agora o prefeito eleito não cumpriu.

Em 2017, a atual gestão pediu um tempo antes de realizar a eleição, queriam tomar pé da situação e ao parece ainda não conseguiram. Também no final do ano passado, a Presidente do SINTEGO em Jaraguá, Rosária Nogueira pediu o fim das indicações políticas para o cargo de diretor das escolas municipais, cobrando eleições diretas e não foi ouvida.

Desde a gestão do Prefeito Ival Avelar (PTB), foi regulamentada a lei do plano de carreira e do estatuto do magistério que prevê entre outras coisas a escolha direta dos diretores de escolas, porém a questão vem sendo solenemente protelada. Para o SINTEGO a palavra final tem que ser da comunidade escolar e não do prefeito.

Para Leirso Cordeiro, diretores eleitos pelo voto da comunidade passam a ter mais autonomia e a escola ganha sem a ingerência política. Nossa reportagem ligou duas vezes para a o celular da Secretária Lilian Amaral Brandão, para saber se serão realizadas eleições nas escolas em 2018 em Jaraguá, mas as chamadas não foram atendidas pela gestora da educação.

#EscolassemdemocraciaIndicaçãopolíticadedire

Campanha-covid-saude-estado01.gif
GIF-JARAGUA-ATUALIZADO.gif
petro-arabe2-17-8.gif

By R2 Soft - © 2016 Folha de Jaraguá