By R2 Soft - © 2016 Folha de Jaraguá

PATROCÍNIOS
  • Folha de Jaraguá

Falta de médicos nos PSFs de Jaraguá volta a ser discutido entre os vereadores


De um lado, o vereador Odair da Vizzado (PTN), afirmando que pessoas carentes têm lhe procurado, cobrando a presença de médicos nos postos de saúde. Do outro lado o vereador Ronan Caetano (PSDB), afirmando que a questão não é bem assim. No meio dessa situação, moradores vão às redes sociais, fazer reclamações pontuais dando razão à oposição. “Quero perguntar a Secretária Rúbia Oliveira, as pessoas estão indo aos PSFs e não estão achando médicos. O que estão acontecendo?” disse o vereador.

Para embasar sua argumentação, Odair da Vizzado, contou na tribuna da câmara a história de uma moradora do Setor Jardim Primavera, que teria procurado por atendimento de um ginecologista, com urgência, para uma cirurgia. “Ela foi à secretaria de saúde, disseram a ela que primeiro teria que consultar no PSF de sua região para pegar o encaminhamento da especialidade médica para marcar a cirurgia. Só que não tem médico no PSF do Jardim Primavera e ela me perguntou como que ela vai fazer” frisou.

De acordo com o vereador, o pessoal da Secretaria de Saúde sabe que não tem médico especialista no PSF. “Porque mandam uma pessoa simples e humilde ficar andando para lá e pra cá? Se eles têm a informação porque não dizem? Muitas das vezes as pessoas estão em horário de trabalho. Eu tenho dito que saúde é coisa séria, não se pode ficar jogando as pessoas de um lado para o outro” esbravejou.

O vereador Breno Leite, acrescentou que o ginecologista que atende em Jaraguá, Dr. Antônio, é o mesmo que faz as cirurgias no Hospital Ernestina Lopes em Pirenópolis.  “Ele é contratado para Pirenópolis e para Jaraguá. Ele recebeu (o salário) do hospital aqui, de lá o Estado não repassou o dinheiro. Portanto estão suspensas as cirurgias em Pirenópolis, talvez essa seja a razão de estarem protelando o encaminhamento, porque estão com dificuldade de acesso a esse especialista” disse.

Diante da informação, Odair da Vizzado, questionou “Se o médico atende aqui, porque o Centro Cirúrgico de Jaraguá não está funcionando?”. O vereador ainda questionou os valores de repasses a OS em comparação com a demanda.  “A população de Jaraguá está sofrendo, de todos os jeitos e só tem desculpas. Porque temos que ir para Pirenópolis? É um desrespeito que não podemos admitir” concluiu.

DEFESA

Ronan Caetano, disse que  Odair da Vizzado só sabe colocar dificuldades nos esforços da prefeitura. Sem entrar no mérito pontuado pelo colega, ele relembrou que os projetos do vereador como a Feira Coberta da Praça do Cigano, que ficou parado por muitos anos nas gestões anteriores, só saiu na gestão do Prefeito Zilomar Oliveira. “Você tem que falar que o prefeito o ajudou” emendou.  

O aliado do Prefeito, Ronan ainda lista como avanços a pavimentação do Setor Santa Fé (inconclusa), campo sintético do Ana Edith, Praça da Sucupira no Primavera (inconclusa), a montadora de veículos elétricos (ainda não saiu do papel), a conclusão do restante do asfalto de Artulândia e Monte Castelo, a pavimentação do setor de lavanderias. “Das benfeitorias você não fala, só fala das coisas que estão por fazer” disse.

- VÍDEO - 

#FaltademédicosnosPSFsdeJaraguávoltaaserd

GIF-JARAGUA.gif
petro-arabe2-17-8.gif