• Folha de Jaraguá

Luiz Macaúba propõe a criação do Serviço de Inspeção Municipal e faz críticas ao MP


O Secretário de Desenvolvimento Agropecuário, Luiz Macaúba, foi à sessão na câmara municipal solicitar apoio dos vereadores para a votação da Lei que deve criar o SIM (Serviço de Inspeção Municipal). De acordo com ele, o órgão se faz necessário diante da forte fiscalização da Vigilância Sanitária, acompanhado pelo Ministério Público contra os estabelecimentos comerciais que vendem carne sem comprovação de origem e abatimento adequado.

O SIM seria o responsável pelo selo de inspeção sanitária, no abate de frangos, suínos e bovinos, facilitando então a vida dos comerciantes. Luiz Macaúba disse que está articulando na região para que o órgão possa atender também a outros municípios através de um consorcio.

Luiz Macaúba também fez duras críticas ao Ministério Público “Haja visto que temos uma dona de um açougue presa em Jaraguá. Isso porque ela não conseguiu comprovar com nota (recente) que a carne comercializada não era clandestina. Eu não sei qual a justificativa da prisão” disse.

O Secretário também salientou que a criação do Serviço de Inspeção Municipal, custará caro ao município. “Além do órgão, teremos que criar condições de abate nas propriedades ou por região, só depois haverá a inspeção com veterinário. Caso contrário à prefeitura terá que construir abatedouro municipal ou buscar uma parceria na iniciativa privada. Só assim iremos diminuir essa incerteza dos produtores rurais” frisou.

Mesmo criticando o Ministério Público, Luiz Macaúba reconhece que a fiscalização tem respaldo legal. “Agora, quem fez essa lei não sabe nem como cumpri-la. Essa lei gera desemprego para o homem do campo. Outra coisa, o Ministério Público esta sendo muito rígido em Jaraguá, nas cidades vizinhas não temos esse problema, esse rigor no cumprimento da lei” disse. Macaúba pediu agilidade e empenho político dos vereadores quando o projeto chegar a casa “Estou à disposição para tirar qualquer dúvida” ressaltou.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
Campanha-covid-saude-estado01.gif
GIF-JARAGUA-ATUALIZADO.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS

By R2 Soft - © 2016 Folha de Jaraguá