By R2 Soft - © 2016 Folha de Jaraguá

PATROCÍNIOS
  • Folha de Jaraguá

45 funcionários comissionados da educação são demitidos pela Prefeitura de Jaraguá


Teve início na manhã de segunda-feira, 18 de junho, as demissões de funcionários comissionados na Prefeitura Municipal de Jaraguá. De acordo com o repórter Dude Bill, somente na área da educação, cerca de 45 funcionários foram exonerados, de um total de 98. Os ex-servidores procuraram o Palácio do Sol, sede administrativa do município para dar entrada no acerto de contas a que eles têm direito, após a rescisão.

As demissões decorrem da reforma administrativa enviada pela Prefeitura em 2017, aprovada pela câmara municipal, que não passou pelo crivo do Ministério Público, que detectou irregularidades no preenchimento dos cargos, tornando a lei que amparou as contratações, inconstitucional e recomendou a sua revogação.

Desde janeiro, o Prefeito Zilomar Oliveira, vem ganhando tempo para tentar encontrar uma solução e evitar as demissões. Porém o prazo dado pelo Ministério Público se esgotou e uma nova lei, revogado a anterior, foi enviada para a câmara municipal, extinguindo os cargos. Além da educação, as demissões irão alcançar servidores lotados no fórum, delegacia, polícia militar, sefaz e unidade prisional.

Muitos servidores que estão sendo demitidos são essenciais para a prestação de serviço a população. Por exemplo, com a ausência do Governo de Goiás, na área de segurança pública em Jaraguá, os atendentes do Centro de Operações da Polícia Militar, são comissionados contratados pela prefeitura para essa função, com isso os policiais que antes faziam esse serviço, hoje estão nas ruas, aumentando o efetivo da PM.

A Procuradoria Geral do Município, ainda estuda uma forma legal de recontratar parte dos demitidos para áreas consideradas essenciais. Por outro lado, o município, terá um pequeno alivio no índice com funcionalismo, que já teria furado novamente o teto legal de gastos com pessoal, que é de 54% do que arrecada para o pagamento de folha.

#45funcionárioscomissionadosdaeducaçãosãodemi

GIF-JARAGUA.gif
petro-arabe2-17-8.gif