PATROCÍNIOS
  • Folha de Jaraguá

Com prefeitura inchada de comissionados, Zilomar Oliveira poderá fazer demissões em novembro


Em entrevista ao repórter Adriano Fernandes (Sucesso FM – 101,5), no dia 10 outubro, o Secretário de Administração, Wilson Martins admitiu a possibilidade real de ter que fazer demissão de comissionados para adequação a LRF. Uma vez que só é permitido gastar com folha de pagamento apenas 54% do que o município arrecada, acima disso fica caracteriza o descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e há uma série de consequências jurídicas para o prefeito. (Veja reportagem aqui)

Na tarde de segunda-feira, 30 de outubro, o repórter Dude Bill, confirmou em uma de suas redes sociais, que obteve a informação que o decreto com a exoneração que pode chegar até a 30% dos cargos comissionados está na mesa do Prefeito Zilomar Oliveira (PSDB) para ser assinado.

Outras fontes de dentro da prefeitura, afirmam que as demissões, ainda que silenciosas, começaram há duas semanas, na Fundação Grace Machado e na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, com terceirizados.

Nas últimas entrevistas, o Prefeito Zilomar Oliveira e o Secretário de Finanças, Silvano Martins, tem reforçado a ideia que haverá cortes profundos, embora não tenham explicado com clareza, onde eles irão ocorrer. Mas além das demissões, já se sabe que até janeiro, a prefeitura deverá manter apenas o básico funcionando e poderá cancelar empenhos de fornecedores, para conseguir fechar o ano fiscal.

Embora o Prefeito Zilomar Oliveira negue, a máquina pública com nomeações em cargos comissionados ficou inchada ao logo do ano, com percentuais que variaram entre 55% e 56%. Sem conseguir aumentar a arrecadação as demissões pareciam inevitáveis e agora podem ocorrer a menos de dois meses do natal.

Entre os servidores, existe a preocupação sobre qual critério será adotado para as demissões, principalmente entre aqueles que ganham um salário mínimo. Muitos temem que o Prefeito Zilomar Oliveira, adote os mesmos critérios de gestões anteriores, onde eram preservados secretários, diretores e superintendentes com altos salários em detrimento dos mais pobres.

VÍDEO: Em 10 de outubro secretário Wilson Martins já admitia a possibilidade de demissão de comissionados

#ComprefeiturainchadadecomissionadosZilomarO

midia02.png
GIF-JARAGUA-ATUALIZADO.gif
petro-arabe2-17-8.gif

By R2 Soft - © 2016 Folha de Jaraguá