• Folha de Jaraguá

Secretária de Educação de Jaraguá confirma atraso no pagamento do Piso dos Professores


A Prefeitura de Jaraguá não está conseguindo pagar o Piso Nacional dos Professores, situação herdada da gestão passada que permanece sem solução sob o comando da Secretária de Educação, Lilian Brandão.

Quando assumiu, o Prefeito Zilomar Oliveira, pagou os salários atrasados dos professores usando parte do dinheiro da repatriação e abriu negociação com o SINTEGO, que representa a categoria, inclusive pedindo um prazo para adequação orçamentária. “Temos a responsabilidade de pagar o piso, mas dentro da viabilidade financeira” disse a secretária.

Lilian Brandão, afirmou que assumiu com o compromisso de pagar os salários em dia e que isso está sendo feito. “Todo o último dia útil do mês, todos os efetivos do quadro profissional do magistério recebem” frisa.

O reajuste do piso que era 7,8% para este ano, foi acordado um reajuste de 9,5% como forma de compensação pelos atrasados, porém segundo a secretária a arrecadação diminuiu muito e as demandas se mantiveram. “Não é falta de vontade de pagar, mas, milagres nós ainda não conseguimos fazer” disse ela sobre o atraso.

A secretária frisou diversas vezes que o pagamento do piso é prioridade, mas não de imediato. “Vamos assumir as responsabilidades dentro das nossas possibilidades, para que possamos honrar o pagamento” argumentou.

Durante a entrevista ao repórter Adriano Fernandes (Sucesso FM 101,5) para justificar o atraso, Lilian Amaral Brandão, recorreu por diversas vezes, aos problemas da gestão passada, mas não conseguiu apontar uma direção para um futuro próximo. Ela comemorou o fato de (ainda) não ter havido greve dos professores esse ano, como em 2016.

Segundo Lilian Brandão, existe uma folha de pagamento muito alta, além de atrasos em titularidades, progressão horizontal e vertical desde 2011. “Nos também estamos organizando essa parte” disse.

Questionada sobre uma previsão de quando o Piso Nacional dos Professores será quitado, a secretária não soube dizer. Embora tenha usado no decorrer da entrevista, inúmeras vezes a palavra “prioridade”, percebe-se que a situação não é bem assim. “Quem sabe Deus nos ajude esse ano, se não! No ano que vem” exclamou.

VÍDEO/ÁUDIO: Secretária Lilian Brandão diz que ainda não tem solução para o atraso

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
BANDEIRAS-1-300x250px-B.gif
GIF-JARAGUA-ATUALIZADO.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS

By R2 Soft - © 2016 Folha de Jaraguá