- Folha de Jaraguá
Através de laudos Saneago e Vigilância Sanitária afirmam que não há problemas com a água de Jaraguá

Em reunião com a participação da Saneago e da Secretaria do Meio Ambiente foram apresentados ao Ministério Público documentos que comprovam que a água distribuída em Jaraguá está de acordo com normas técnicas para o consumo humano.
Ainda assim serão feitos laudos diários sobre a qualidade da água e serão feitas vistorias à estação de captação para detectar eventuais problemas. “O gosto diferente da água e a mortandade de peixes se devem a decomposição de produtos orgânicos potencializados pela diminuição do volume de água” afirmam
O ministério público fez uma alerta, que poderá responder na Justiça quem estiver divulgando áudios falsos, sem comprovação pelas redes sociais, mentindo que a água estar envenenada que é mentira, alarmando a população.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
NOTA: Tendo em vista a recente informação sobre possível contaminação da água, neste município, onde um possível foco de contaminação teria sido identificado antes d a estação de tratamento da Saneago, no Rio Pari. A Vigilância Sanitário Municipal, no uso de suas atribuições legais, regido pela Lei 16.140/2007, emite parecer sobre a análise em campo, realizada por este órgão, no total de 25 amostras.
O presente parecer técnico apresentado, os dados referentes às amostras coletadas em campo, ou seja, análise não laboratorial, mas, cujos resultados, até o momento são satisfatórios, conforme segue.
Cloro Residual:
Mínima 0,20, de 2.00, máxima.
Encontrados - (resultado) 0.27
Turbidez UT:
Máxima 5,00 NTU – (resultado) 0,96 NTU
PH: mínima de 6.0 a máxima de 9,5 (resultado): 6.94
Portanto, a análise foi realizada no dia 26 de julho, onde já havia a notificação de possível foco de contaminação. Embora o parecer seja satisfatório, na analise técnica, o laudo completo depende de exames do laboratório do LACEM.