PATROCÍNIOS
  • Folha de Jaraguá

Leirson Cordeiro propõe Lei que cria Conselho Municipal da Moda para auxiliar as Confecções


O vereador Leirson Cordeiro (PSB), apresentou na câmara municipal, o primeiro projeto de lei da ordem legislativa de 2017, propondo a criação de um Conselho Municipal de Moda, envolvendo membros do setor produtivo, poder público e a UEG. O foco seria a criação de um calendário de moda para o varejo e o atacado. “Propagamos que somos a capital da moda, mas há quatro anos não temos nenhum evento de moda de grande porte na cidade” frisou.

O parlamentar, disse que está preocupado com o fechamento de postos de trabalho, fábricas e com as consequências que isso gera para o município, com inúmeras casas com placas de vende-se e aluga-se. Para Leirson Cordeiro, o comércio parou, as lojas estão fechando, porque as confecções diminuíram o ritmo. Ele propôs, como uma das soluções, a retomada do APL (Arranjo Produtivo Local das Confecções), que tem linhas de crédito e financiamento.

Leirson Cordeiro, afirmou que a cidade precisa aprender a explorar melhor o potencial que tem a BR-153, onde passam milhares de carros por dia. Sem clientes, outros segmentos da sociedade além das confecções, também sentem os efeitos do desemprego que afeta de forma muito forte toda a cidade. O vereador frisou que o Conselho Municipal de Moda, teria também a função de auxiliar o município a buscar soluções para recuperar as confecções.

Além de representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, CDL e Associação Comercial e Industrial, a participação dos universitários da UEG, do curso de Design de Moda, seria fundamental. “Os alunos poderão nos ajudar a elaborar metas, através de projetos para recuperar as confecções. Podemos aproveitar a crise para unirmos a cidade” destacou.

O vereador fez um paralelo, afirmando, que a situação da prefeitura é difícil economicamente, com a queda de arrecadação, mas se nada for feito, poderá piorar ainda mais. “Casas fechadas, por exemplo, são IPTUs sem pagar. Sem emprego as pessoas tendem a não pagar seus impostos” resumiu. Leirson Cordeiro, disse também que a cidade perdeu visibilidade no campo da moda, mas ressaltou que ainda há tempo de recuperar o prestigio de Jaraguá.

Leirson disse que é preciso fortalecer as duas Feiras de Modas às margens da BR-153 e estudar uma forma de fazer o Jaraguá Shopping das Fábricas se reerguer e atrair clientes. Ele criticou o abandono do CETEMJ (Centro Tecnológico Municipal de Jaraguá), que não está com suas atividades funcionando adequadamente, sendo que existem equipamentos no local que poderiam estar auxiliando os pequenos empresários e formando mão de obra qualificada.

O vereador ainda propõe como função do Conselho Municipal de Moda, liderar a organização de uma Feira de Moda, nos moldes da antiga Expo Fashion, com desfiles, exposição de roupas e rodadas de negócios. Porém gostaria que o evento fosse realizado a cada estação.

VÍDEO COMPLETO

#LeirsonCordeiropropõeLeiquecriaConselhoMuni #FolhadeJaraguá #Jaraguá #JaraguáGoiás

midia02.png
GIF-JARAGUA-ATUALIZADO.gif
petro-arabe2-17-8.gif

By R2 Soft - © 2016 Folha de Jaraguá