Calendário: Pagamento do IPVA volta a ser dividido ao longo do ano, diz Detran
- r2soft
- 6 de jan. de 2017
- 1 min de leitura

O presidente do Detran, Manoel Xavier Ferreira Filho, disse nesta quinta-feira (5) que o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será modificado para ser dividido ao longo do ano, e não mais concentrado no primeiro semestre do ano. Com isso, os pagamentos começarão no fim deste mês e terminarão em novembro (veja tabela abaixo).
Segundo a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o preço do IPVA vai ficar em média 3,9% mais barato, pois o valor venal reduziu e as alíquotas de cada tipo de veículo não sofreram alterações. Veículos com motor 1.0 ou motos até 125 cilindradas recebem 50% de desconto se estiverem regularizado e sem multa.
Além disso, os condutores que se inscreveram até o dia 31 de dezembro no programa Nota Fiscal Goiana vão ter uma redução de 5% no valor do imposto. O estado espera arrecadar cerca de R$ 1,3 bilhão com o IPVA.
"No ano de 2016, por uma necessidade de caixa, foi necessário comprimir o calendário nos 6 primeiros meses. O estado passou por um ajuste fiscal e consideramos que foi vitorioso. Estamos em uma situação um pouco mais confortável, então o governo entendeu que a população ajudou e agora será retomado o calendário conforme antes", disse o presidente do Detran.
Fonte: G1/Goiás
