• Redação Folha de Jaraguá

Com apoio da oposição, balancete de Lineu Olímpio é aprovado na câmara municipal


Nos últimos anos, todos os balancetes que vieram do tribunal de contas dos municípios, com o carimbo de aprovado, também foram aprovados no plenário da câmara municipal de Jaraguá. Em algumas ocasiões, a oposição mesmo sem analisar o conteúdo dos balanços votou contra para marcar posição. Mas isso mudou, na última sessão do ano, a oposição votou sem restrições os balanços da gestão passada.


Os balanços da gestão do Ex-prefeito Lineu Olímpio, referentes ao ano de 2012, o último de sua gestão, incluindo o balanço geral foi aprovado na terça-feira, 20 de dezembro. O ex-prefeito tinha maioria folgada (dois terços) e mesmo que a oposição votasse contra, os balanços seriam aprovados, mas a antiga oposição surpreendeu.


De acordo com um funcionário da câmara, na primeira votação, o vereador Roberto Moreira (PP) votou pela aprovação do balancete e em segunda votação todos os vereadores da oposição; Rildo Gomes (PSDB), Itamar do Abacaxi (PSDB) e Ronan Motorista (PSDB) também votaram pela aprovação. Seria apenas um gesto de maturidade política? ou de aproximação?


O fato é que na maioria dos casos, os vereadores são incapazes de analisar tecnicamente um balancete, portanto acabam sendo meros referendadores da decisão do TCM. Com a mudança na legislação, o poder de rejeição de contas com efeito de inelegibilidade agora é das câmaras municipais. Mas com o falta de conhecimento dos nobres vereadores para destrinchar um balancete, tenham certeza, do jeito que vier do TCM, sempre será aprovado.


DESPEDIDA – O clima teria ficado pesado na última sessão, com indiretas lançadas da tribuna da câmara, críticas, inclusive ao prefeito atual e ao prefeito eleito, ao governador e lamentações, principalmente entre os vereadores que foram demitidos pelo povo. Só no final alguns fizeram agradecimentos.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon
radar novembro 2020.gif
petro-arabe2-17-8.gif
PATROCÍNIOS
midia-top-2020.gif