Após boletim médico, Assembleia define rito para autorizar posse remota de Caiado

28/12/2022 (07hs59m) - A Assembleia Legislativa e o governo estadual definiram rito simplificado para dar respaldo legal à inédita posse remota de um governador no estado.

A Secretaria Estadual da Casa Civil enviará aos deputados estaduais, na manhã de quarta-feira (28), ofício comunicando que Ronaldo Caiado (UB) recupera-se de cirurgia cardíaca em São Paulo e, por recomendação médica, participará de maneira virtual da cerimônia marcada para domingo (1°), às 17 horas.

Recebida a mensagem, a mesa diretora da Alego vai apresentar requerimento que será votado pelos parlamentares para autorizar o procedimento.

Prevaleceu o entendimento de que a instituição das sessões remotas e híbridas abriu precedente que favorece Caiado. Outra conclusão é a de que, ao ser omisso sobre o tema, o regimento interno não traz qualquer tipo de proibição.

Além da conclusão de que Caiado correria risco de pegar Covid-19 ao participar da posse presencial, a recomendação da médica Ludhmila Hajjar também foi baseada no receio de abraços e tapas no peito, cortado para a cirurgia.

O atestado assinado por Ludhnmilla Hajjar vence no dia 23 de janeiro. Apesar de a data do retorno do governador a Goiás não estar definida, a expectativa de auxiliares é para o início da segunda semana de janeiro. Via Coluna Giro O Popular